Internacional 1972 - Tetracampeão Gaúcho

Entre as temporadas que compõem o octacampeonato gaúcho do Internacional (1969-1976), destacamos o título de 1972. Durante a vitoriosa campanha de 18 jogos e 16 vitórias, o clube porto-alegrense, decidido a manter a hegemonia do futebol estadual, aplica goleadas diante do Caxias (4x0), Cruzeiro de Porto Alegre (4x0), Brasil de Pelotas (4x0) e Santa Cruz, de Santa Cruz do Sul (6x2).  

Somente o Grêmio, no empate de 2x2 no Beira Rio e o Gaúcho de Passo Fundo jogando em casa, 0x0,  são capazes de tirar pontos do Colorado durante toda a competição. A vitória de 2x0 contra o Esportivo sacramenta o título por antecipação no dia 30 de julho. Claudiomiro aos 24 da primeira etapa e Escurinho aos 29 da etapa final garantem o quarto título estadual consecutivo do alvirrubro.

São 42 gols marcados, o último é de Claudiomiro, que se 
torna o artilheiro do Campeonato no 1x0 contra o Grêmio, no Olímpico, no dia 6 de agosto, em partida para cumprimento de tabela, se é que se pode fazer essa referência a um Gre-Nal. Com apenas 5 gols sofridos, o Inter mostra eficiência também na sua retaguarda.

O  lateral-direito  Cláudio, o médio-volante Carbone e o atacante Escurinho também fazem parte do elenco.

A formação abaixo é utilizada no Beira Rio, na vitória de 4x0 contra o Caxias, no dia 29 de abril. O centroavante Claudiomiro, aos 5 e 17 do primeiro tempo e o ponta-direita Valdomiro, aos 19 e 44 do segundo, garantem a quinta vitória do Colorado em cinco partidas.


Defesa:
1.Schneider; 2.Edson Madureira, 3.Figueroa (chileno), 6.Pontes e 4.Jorge Andrade;

Meio-Campo:
5.Tovar e 10.Paulo César Carpegiani;

Ataque:
7.Valdomiro, 8.Bráulio, 9.Claudiomiro e 11.Volmir

Técnico:

Dino Sani

Texto/Arte: Moisés Correia


Postar um comentário

0 Comentários