San Lorenzo de Almagro 1968 - Campeão Argentino (Campeonato Metropolitano)

Décimo colocado do Grupo B na Copa da Liga Argentina 2024 com apenas três vitórias em 14 jogos, o San Lorenzo não obteve classificação para as Quartas de Final da competição. 

Pela Conmebol Libertadores a situação também não é das melhores, jogando pelo Grupo F ao lado de Palmeiras, Independiente del Valle do Equador e Liverpool do Uruguai o time argentino segura a lanterna depois de duas rodadas.

O próximo compromisso acontece nesta terça, 23, às 21 horas, no Estádio Centenário contra o Liverpool.  Fora de casa, como na partida anterior quando perdeu para o Independiente do Equador por 2 x 0, os sanlorencistas buscam a primeira vitória.

Se hoje as vitórias estão escassas, em 1968 elas foram frequentes. Acompanhe...


Senhoras e senhores, com vocês o Club Atlético San Lorenzo da cidade de Almagro, primeiro campeão invicto do Campeonato Metropolitano da Argentina. Um Esquadrão que entra para a história em 1968 com o toque brasileiro do técnico Elba de Pádua Lima, o
Mestre Tim. 

No primeiro jogo, um sonoro 5 x 1 contra o Atlanta é o indício do grande potencial desse time.  Mas duas importantes vitórias fora de casa são fundamentais para o fortalecimento da equipe durante a campanha, na terceira rodada, um 2 x 1 frente ao Boca Juniors em La Bombonera e na décima quinta um 1 x 0 no Estudiantes, em La Plata. 

Na Semifinal,  no Estádio do Racing Club, em Avellaneda, mais uma vez o San Lorenzo se impõe contra um gigante, com um categórico 3 x 1 no River Plate garante presença na decisão com gols de Pedro González, Cocco e Veglio. O adversário na decisão sai do confronto entre Vélez Sarsfield e Estudiantes.

O capítulo final da acontece em Buenos Aires, no Estádio Monumental de Núñez, em um domingo, 4 de agosto. 
O temível Estudiantes de La Plata é o adversário, que fica em vantagem no placar aos 2 minutos do segundo tempo. O comandados de Tim precisam se superar para alcançar uma virada.

A vocação ofensiva e a grande determinação de Los Matadores os leva ao objetivo. Veglio empata aos 22 minutos levando a partida para a prorrogação. Cabe a Fischer virar o marcador e, de quebra, virar herói. 
Com 2x1 a favor, o representante de Almagro faz a festa na capital argentina.

Após campanha com 24 partidas, o campeão vence 16 jogos e empata 8, marcando 49 vezes. Fischer é o vice-artilheiro do torneio com 12 gols e a defesa é a menos vazada, também com 12 gols. O título sem sequer uma derrota enobrece ainda mais o Esquadrão preferido do Papa Francisco.

Com as boas influências do técnico Tim, quatro jogadores daquele elenco do San Lorenzo passam por clubes brasileiros entre o final das décadas de 1960 e 1970. O goleiro Buttice (América/RJ, Bahia e Corinthians) e os atacantes
El Lobo Fischer (Botafogo e Vitória), El Loco Doval (Flamengo e Fluminense) e Héctor Veira (Corinthians). 

Pratique Futebol de Botão com esse Esquadrão

Defesa:
1.Carlos Buttice; 4.Sergio Villar (uruguaio) 2.Oscar Calics, 5.José Albrecht e 3.Antonio Rosl;
Meio-Campo:
 6.Alberto Rendo, 8.Roberto Telch, 11.Carlos Veglio e 7.Victorio Cocco
Ataque:
9.Pedro González e 10.Rodolfo Fischer

Técnico:
Tim (brasileiro)


Texto e Arte: Moisés Correia



Postar um comentário

0 Comentários