Flamengo 1997 - 4º Lugar Campeonato Brasileiro

Após duas vitórias nas duas primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro de 2024, o Flamengo enfrenta o Palmeiras no próximo domingo, 21, às 16 horas, no Allianz Parque para tentar se manter na liderança da competição. No Brasileirão de 2023 o rubro-negro carioca ficou em 4º lugar, a exemplo do ano de 1997. Veja como foi aquela campanha...

Brasileiro de 1997 - Primeira Fase
 
Sob o comando técnico de Sebastião Rocha o Flamengo inicia o Brasileirão de 1997 perdendo para o Santos, no Maracanã, pelo placar de 3x2. Na rodada seguinte, na Fonte Nova, perde para o Bahia por 1x0. A reabilitação só ocorre contra o Criciúma, quando o vermelho e preto ganha por 2x0. 

O time tem uma série de tropeços, perdendo três partidas seguidas para a Portuguesa de Desportos (3x0), o Vasco da Gama (1x0) e o Sport de Recife (1x0) até chegar a uma vitória maiúscula por 4 x 2 sobre o Atlético Mineiro, no Mineirão, na oitava rodada. Apesar do bom resultado diante do Galo, Rocha se despede do Fla, que acerta a contratação de Paulo Autuori.

Autuori inicia os trabalhos na nona rodada com um 0x0 frente ao Botafogo e consegue três vitórias na sequência, 2x0 no Cruzeiro, 2x1 no Fluminense e 4x2 no América de Natal. O Flamengo segue equilibrado entre empates e vitórias e só destoa quando é goleado pelo Internacional por 4 x 0 em Porto Alegre na vigésima primeira rodada.

Quadrangular Final (Grupo A)

Em quinto lugar entre oito classificados na Primeira Fase, o Flamengo agora enfrenta um Quadrangular pelo Grupo A com jogos de ida e volta com a Portuguesa, Juventude e Vasco para chegar à final em dois duelos com o primeiro colocado do Grupo B (Palmeiras, Santos, Internacional ou Atlético Mineiro).

Acontece que na quinta e penúltima rodada os flamenguistas 
ficam sem nenhuma chance de disputar o título quando são goleados pelos vascaínos por 4x1 (jogo em que Edmundo deita e rola e faz aquela dancinha). Pra encerrar a participação, um 0x0 sem graça após encontro com a Lusa no Morumbi.  
   

Pratique Futebol de Botão com esse Esquadrão

Defesa:
1.Clêmer, 2.Fábio Baiano, 3.Junior Baiano =C=, 4.Fabiano 6.Leonardo Inácio;
Meio-Campo:
5.Jamir, 8.Bruno Quadros, 9.Rodrigo Mendes e 11.Lê;
Ataque:
7.Lúcio e 10.Sávio
Técnico:
Paulo Autuori

Formação do Flamengo no jogo contra o Palmeiras disputado no Maracanã no dia 18 de outubro de 1997. A partida termina empatada em 0 x 0.

Vale destacar que o goleiro Júlio César, o zagueiro Juan, o lateral-esquerdo  Athirson, o meia Iranildo e o atacante Renato Gaúcho também fazem parte desse elenco.

Texto e Arte: Moisés Correia

Postar um comentário

0 Comentários