Vasco da Gama 1997 - Tricampeão Brasileiro

Em busca de reabilitação após derrota para o Bragantino por 2 x 1 na Segunda Rodada do Campeonato Brasileiro de 2024, o Vascão da Gama vai à luta pelos três pontos contra o Fluminense neste sábado, 20, no Maracanã. Depois de escapar do rebaixamento na última rodada do Brasileiro de 2023, o Vascão agora quer mesmo é chegar de novo ao topo, como em 1997...  

Brasileiro de 1997 - Estreia na Quarta Rodada

O Campeonato Brasileiro de 1997 já está em sua quarta rodada quando finalmente o Vasco da Gama faz o seu primeiro jogo*. A estreia é com derrota para o Corinthians no Pacaembu (2 x 1). Nas duas partidas seguintes, em São Januário, apenas empata com o Juventude (3 x 3) e chega à primeira vitória contra o São Paulo (2x1).

O time treinado por Antônio Lopes pratica bom futebol, demonstra equilíbrio e se fortalece ainda mais com a atuação de Edmundo na vitória de 
6x0 contra o União São João na 17ª Rodada, quando 
o atacante marca os seis gols, batendo o recorde. Até hoje é o único a marcar seis vezes em um só jogo. Com apetite voraz, o camisa 10 mostra suas garras de artilheiro.

Na 19ª Rodada o time preto e branco consegue importante triunfo contra o então líder Internacional, que já soma 31 pontos, o 2x1 no placar encurta a distãncia para o Colorado. Com 23 pontos e duas partidas a menos que o time gaúcho o Vasco engata uma sequência de vitórias, nem mesmo  a derrota de 3 x 2 para o Guarani na 32ª e última rodada impedem que os vascaínos alcancem a melhor pontuação da fase de classificação. 

Segunda Fase - Gigante da Colina dá passos largos para as finais 

O Gigante da Colina chega à Segunda Fase praticando futebol de alto nível, um trunfo que pode decidir o campeonato. Entre as oito equipes classificadas o Esquadrão de São Januário fica no Grupo A com Flamengo, Juventude de Caxias do Sul e Portuguesa de Desportos. Com um 3 x 0 no Juventude fora de casa, o Vasco dá o primeiro passo para chegar às Finais.

O passo decisivo para disputar o título é dado no jogo de volta dessa fase contra o Flamengo. Com três pontos a mais na tabela e precisando de um empate, o Gigante da Colina amplia a vantagem ao golear o arquirrival por 4 x 1 e disparar na liderança, garantindo a vaga na decisão contra o Palmeiras, time classificado no Grupo B.    

Finais sem gols

Jogando por dois empates para se sagrar campeão brasileiro pela terceira vez, a equipe cruzmaltina faz valer o regulamento e nem precisa balançar a rede nos dois jogos contra o alviverde paulista, Edmundo cuida muito bem dessa parte, a fera ruge 29 vezes e se isola na artilharia. Depois de um 0 x 0 no Morumbi e outro no Maracanã a festa pelo título está garantida.

*Apesar das 32 rodadas da Primeira Fase, todos os times jogam apenas 25 partidas, portanto, ficando fora de algumas rodadas. 


Pratique Futebol de Botão com esse Esquadrão
Defesa:
1.Carlos Germano, 2.Felipe Alvim, 3.Odvan4.Mauro Galvão =C= 6.Felipe;
Meio-Campo:
5.Luizinho, 7.Nasa, 8.Juninho Pernambucano e 11.Ramón;
Ataque:
9.Evair e 10.Edmundo "Animal" :D
Técnico:
Antônio Lopes

Essa foi a formação do Vasco da Gama na partida contra o Botafogo no dia 19 de outubro de 1997, válida pela 27ª rodada. O Vasco venceu por 1 x 0 com gol de Evair.

Texto e Arte: Moisés Correia

Postar um comentário

0 Comentários