Bangu 1985 - Uniforme 2 - Vice-Campeão Brasileiro - Taça de Ouro

Penúltimo colocado na Taça Guanabara de 2024, o que valeu a permanência na Primeira Divisão do Campeonato Carioca, o Bangu está fora das quatro séries do Campeonato Brasileiro deste ano, o oposto do meio da década de 1980, quando disputou o título nacional e esteve a alguns minutos de se sagrar campeão.  Conheça os detalhes do jogo mais marcante da história do clube de Moça Bonita...


A inesperada finalíssima do Campeonato Brasileiro de 1985, denominado Taça de Ouro,  está empatada em 1 x 1 na quarta-feira de  31 de julho de 1985. O centroavante Índio abre o placar cobrando falta aos 25 do primeiro tempo e coloca o Coritiba à frente. Lulinha empata o jogo aos 36 da mesma etapa para o Bangu.  Flamenguistas, tricolores, vascaínos e botafoguenses entram na onda e se tornam banguenses por uma noite no Maracanã.

Aos 38 minutos do segundo tempo o mesmo Lulinha domina no meio de campo e lança Marinho em profundidade,  o ponta-direita avança sozinho até driblar o goleiro Rafael e tocar friamente por entre as pernas do zagueiro Gomes, a bola morre mansamente no fundo da rede. O camisa 7 do Bangu parte para a comemoração sambando com a mesma habilidade com a qual deixa seus marcadores atordoados. 

O auxiliar Osvaldo Campos valida o gol, mas o árbitro Romualdo Arppi Filho anula a jogada marcando impedimento, para desespero dos jogadores da equipe carioca. Por alguns segundos o Esquadrão de Moça Bonita coloca as mãos na sonhada taça e fica a pouco mais de sete minutos para conquistá-la, mas o tempo normal acaba empatado.

O jogo vai para a prorrogação, o placar não muda e só resta a incerteza dos tiros livres da marca de pênalti para apontar o campeão. Cabe ao alvirrubro, dono da casa, controlar os nervos diante da sua torcida.  As duas equipes convertem as cinco primeiras cobranças, então começa uma nova série, um erro pode ser fatal.  

O bom ponta-esquerda Ado inicia a sequência batendo com convicção, Rafael vai para um canto e a bola vai para o outro, mas se perde pela linha de fundo. Gomes, que viu o título ir por água abaixo diante de Marinho no segundo tempo é o próximo a bater, seu chute sai seco, forte, rasteiro e decisivo no canto esquerdo de Gilmar, e o título fica fora do alcance do Bangu Atlético Clube.
 
Defesa:

 1.Gilmar; 4.Márcio Nunes, 3.Jair, 6.Oliveira e 2.Baby;

Meio-Campo:

5.Israel, 9.Lulinha e 10.Mário;

Ataque:

7.Marinho, 10.João Cláudio e 11.Ado

Técnico:

Moisés


 
Texto/Arte: Moisés Correia


Postar um comentário

2 Comentários

  1. Muito legal essa cartela do Bangu. Se não me engano é a primeira vez que este time é publicado desde seu início.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, J.C Carlos! Bangu de 1985 pela primeira vez no Botões & Esquadrões.
      Obrigado pela observação.
      Abraço

      Excluir

Deixe a sua opinião no Botões & Esquadrões