PERU 1981 - ELIMINATÓRIAS COPA DO MUNDO DA ESPANHA 1982

 



O Grupo 2 das Eliminatórias da América do Sul para a Copa do Mundo de 1982 tem o Uruguai como favorito. As Seleções do Peru e da Colômbia precisam equilibrar forças para tentar superar a raça do forte Esquadrão Celeste. Os peruanos ganham consistência e começam a acreditar na conquista da única vaga do grupo, única possibilidade de ir à Espanha, enquanto a Colômbia não passa de dois empates e duas derrotas nos quatro jogos disputados. 

Uma vitória, embora improvável, na partida contra a Seleção Uruguaia no Estádio Centenário, em Montevidéu, no dia 23 de agosto de 1981 pode fazer a diferença na tabela,  e deixar o esquadrão do técnico brasileiro Tim muito próximo do Mundial. O centroavante Guillermo La Rosa começa a deixar a missão possível quando inaugura o marcador no final do primeiro tempo, aos 40 minutos, após receber passe  do ponta-esquerda Juan Carlos Oblitas.

Melhor na partida, firme na defesa, criativo no meio de campo e insinuante no ataque, La Blanquirroja não dá espaço para os donos da casa, e com apenas dois minutos de jogo no segundo tempo amplia. O volante José Velásquez se lança ao ataque, e da entrada da área dá passe lapidado para Julio César Uribe, agora é El Diamante que fica frente a frente com o goleiro Rodolfo Rodríguez, o chute de canhota de Uribe é certeiro. Peru 2 x 0.

A Seleção Uruguaia, diante da ousadia da visitante, reúne a força que ainda lhe resta e vai à luta, diminuindo o prejuízo aos 20 da segunda etapa com o camisa 9 Waldemar Victorino, que apara a pelota con la mano antes de vencer o goleiro Ramón Quiroga. O gol, validado apesar da irregularidade no lance, não é suficiente para desencaminhar a classificação do Peru, La Rojiblanca fica com a única vaga para a Copa na rodada seguinte, depois de ficar no 0 x 0 com o mesmo Uruguai, em sua casa, na cidade de Lima.
Texto e Arte: Moisés Correia 

Defesa:
21.Ramón Quiroga (Club Sporting Cristal)
2.Jaime Duarte (Club Alianza Lima)
15.Rubén Díaz (Club Sporting Cristal)
5.Héctor Chumpitaz 
(Club Sporting Cristal)
 4.Roberto Rojas 
(Club Alianza Lima)

Meio-Campo:
6.José Velásquez (Toronto Blizzard/CAN)
8.César Cueto (Atlético Nacional/COL)
9.Julio César Uribe (Club Sporting Cristal)

Ataque:
7.Gerónimo Barbadillo (Tigres / MEX)
19.Guillermo La Rosa 
(Atlético Nacional/COL)
11.Juan Carlos Oblitas (Tiburones Rojos/MEX)

Técnico:
Tim (brasileiro)


Postar um comentário

0 Comentários