Benfica 1987-1988 - Vice-Campeão Europeu (Taça dos Clubes Campeões Europeus)

Depois de 120 minutos de jogo a final da Taça dos Clubes Campeões Europeus* encaminha para a marca do pênalti no Neckarstadium em Stuttgart, Alemanha Ocidental, na noite de 25 de maio de 1988. O persistente 0 x 0 no placar no tempo normal e na prorrogação exige do Benfica ainda mais concentração e perfeição para chegar ao título.

Os benfiquistas convertem as cinco primeiras cobranças, mas os holandeses do PSV mostram-se igualmente competentes: 5 x 5. Agora só resta um tiro livre alternado para apontar o vencedor. O meia holandês Anton Janssen abre a sequência, ele parte para a bola com segurança e bate com categoria no canto direito do goleiro Silvino Louro.
Mas o benfiquista Antônio Caetano desperdiça, possibilitando a defesa do goleiro holandês Hans Van Breukelen. Apesar da boa qualidade técnica da equipe de Lisboa, acentuada com os reforços dos brasileiros Mozer, Elzo e Chiquinho e do sueco Mats Magnusson, a taça segue para a cidade de Eindhoven.

*Taça dos Clubes Campeões Europeus era a denominação da competição naquele ano, antes de se tornar UEFA Champions League, a partir da temporada 1992-1993.
Defesa:
1.Silvino Louro, 2.Antônio Veloso, 3.Eduardo "Dito" Mendez, 5.Mozer (brasileiro) e 4.Álvaro Magalhães; Meio-Campo:
6.Elzo (brasileiro), 10.Shéu Han (moçambicano/português) e 8.Antônio Pacheco; Ataque:
7.Chiquinho (brasileiro), 9.Rui Águas e 11.Mats Magnusson (sueco) Técnico:
Antônio "Toni" José Oliveira



Postar um comentário

0 Comentários