PSV Eindhoven 1987-1988 - Campeão Europeu (Taça dos Clubes Campeões Europeus)

A final da Taça dos Clubes Campeões Europeus* disputada no Neckarstadium, em Stuttgart, entra pela noite do dia 25 de maio de 1988 sem um desfecho. O PSV enfrenta o Benfica e não sai do 0 x 0 no tempo normal e na prorrogação. Para chegar ao título, o esquadrão de Eindhoven vai precisar de frieza e precisão. A decisão vai para os tiros livres da marca de pênalti.

A igualdade persiste nas cinco primeiras cobranças. Somente na sexta cobrança ocorre o desempate e o vencedor é conhecido. Anton Janssen, meia reserva do PSV, em campo durante apenas 13 minutos é escolhido, e chuta com tranquilidade e convicção no canto direito do goleiro Silvino Louro, que se atira para o lado oposto.
Ao contrário de Janssen, o lateral-direito português Antônio Caetano, com toda a responsabilidade do continente nos ombros e sem o direito de errar, fica indeciso quando parte para a bola e vê seu chute esbarrar nas mãos do goleiro Hans Van Breukelen. A taça finalmente é conquistada, a festa é holandesa, com certeza.

Um mês após essa conquista, o goleiro Van Breukelen, o lateral Van Aerle, os zagueiros Ronald Koeman e Adick Koot, o meia Vanenburg e o atacante Kieft se sagram campeões europeus mais uma vez, também na Alemanha Ocidental, dessa vez defendendo a Seleção Holandesa no Campeonato Europeu de Futebol(Eurocopa)

*Taça dos Clubes Campeões Europeus era a denominação da competição naquele ano, antes de se tornar UEFA Champions League a partir da temporada 1992-1993.

Defesa:
1.Hans Van Breukelen, 2.Eric Gerets (belga), 3.Ivan Nielsen (dinamarquês), 4.Ronald Koeman e 5.Jan Heintze (dinamarquês); Meio-Campo:
6.Soren Lerby (dinamarquês), 7.Berry Van Aerle, 8.Gerald Vanenburg e 9.Edward Linskens; Ataque:
10.Wim Kieft e 11.Hans Gillhaus Técnico:
Guus Hiddink


Texto e Arte: Moisés Correia


Postar um comentário

0 Comentários