Grêmio 1989 - Campeão 1ª Copa do Brasil

 A fria tarde do sábado de 2 de setembro de 1989 contrasta com o calor da galera que lota o Estádio Olímpico. Uma semana antes, na Ilha do Retiro, o calor de verão de Recife, por sua vez, é o oposto do frio 0 x 0 do jogo de ida das Finais da primeira Copa do Brasil. O Grêmio entra em campo com a vantagem de disputar a finalíssima em casa, mas o Sport, campeão brasileiro de 1987 disputando o Módulo Amarelo quer encerrar a década de 1980 no topo porque o Leão não é besta.

Assis, ele mesmo, o irmão de Ronaldinho Gaúcho, aproveita uma sobra de bola aos 8 minutos de jogo e bate firme de dentro da grande área para movimentar o placar pela primeira vez, e o Olímpico ferve de tanta vibração. Mas aos 31, o lateral-esquerdo Aírton cobra escanteio e Mazarópi espalma para dentro do próprio gol. Com o 1 x 1, o Sport se beneficia com o gol marcado fora de casa e coloca uma mão na taça.

Começa o segundo tempo, o Grêmio segue em busca do desempate, que não demora. Aos 7 o zagueiro central Luís Eduardo avança e lança a bola para a área, o meia Lino não alcança, mas ela sobra limpinha para Cuca apenas completar para o fundo da rede. É o Tricolor Imortal que agora afaga o troféu de campeão. O resultado se mantém até o apito final do árbitro paulista José de Assis Aragão. Cabe à equipe gremista de Porto Alegre erguer a Copa do Brasil em sua primeira edição e escrever o seu nome na história da competição.

CAMPANHA Primeira Fase Ibiraçu/ES 0 x 1 Grêmio Grêmio 6 x 0 Ibiraçu/ES

Segunda Fase Mixto/MS 0 x 5 Grêmio Grêmio 1 x 0* Mixto/MS *A equipe do Mixto não compareceu ao Estádio Olímpico para disputar o jogo de volta alegando falta de voos para Porto Alegre. A CBF, para efeito de classificação, estabeleceu o placar de 1 x 0 para o Grêmio.

Quartas de Final Bahia 0 x 2 Grêmio Grêmio 1 x 0 Bahia
Semifinais Flamengo 2 x 2 Grêmio Grêmio 6 x 1 Flamengo
Finais Sport 0 x 0 Grêmio Grêmio 1 x 0 Sport

Defesa:
1.Mazarópi; 2.Alfinete, 6.Luís Eduardo, 3.Edinho e 4.Hélcio;

Meio-Campo:

5.Jandir, 10.Lino, 8.Cuca e 7.Assis; Ataque:

9.Nando e 11.Paulo Egídio

Técnico: Cláudio Duarte


Texto e Arte: Moisés Correia
 


Postar um comentário

0 Comentários