BRASIL 1984 - AMISTOSO

Em 1984 a Confederação Brasileira de Futebol - CBF* completa 70 anos e a Seleção Olímpica dsputa as Olimpíadas de Los Angeles conquistando sua primeira medalha de prata. Mas o ano é breve para a Seleção Brasileira principal. Sem nenhuma competição a ser disputada, restam apenas alguns amistosos pelo país.

O treinador Edu Antunes assume, e na sua estreia contra a Inglaterra, no Maracanã, no dia 10 de junho, leva a campo um time-base formado por jogadores que atuam em clubes cariocas (Vasco da Gama, Flamengo e Fluminense), com exceção do meia corintiano Zenon e do ponta-direita gremista Renato.


Desentrosada e desperdiçando boas oportunidades, o Brasil vê o English Team abrir o marcador aos 44 minutos do primeiro tempo. John Barnes recebe a bola pela esquerda, parte em velocidade na diagonal e faz fila na zaga brasileira para marcar um golaço. No segundo tempo Barnes, mais uma vez pela esquerda, cruza no segundo pau na medida para Mark Hateley, de cabeça, fechar o placar aos 19. Depois da decepção no Rio de Janeiro, o Brasil fica no 0 x 0 com a Argentina, no Morumbi, no dia 17 e vence o Uruguai por 1 x 0 no Estádio Couto Pereira no dia 21, com gol do meia Arturzinho. Sem contar com craques como Zico e Sócrates, ambos a essa altura atuando no futebol italiano, a Seleção Canarinho sofre com a falta de conjunto e de criatividade.

*Fundada em 8 de junho de 1914, a entidade nacional de futebol é denominada Federação Brasileira de Sports - FBS, mudando para Confederação Brasileira de Desportos - CBD em 21 de junho de 1916. Em 1923 é filiada à Federation Internationale de Football Association - FIFA, passando a ser chamada oficialmente de Confederação Brasileira de Futebol - CBF em 24 de setembro de1979 .

Defesa: 1.Roberto Costa (Vasco da Gama)

2.Leandro (Flamengo)

3.Ricardo Gomes (Fluminense)

4.Mozer (Flamengo)

6.Júnior (Flamengo)

Meio-Campo:

5.Pires (Vasco da Gama)

8.Zenon (Corinthians)

10.Assis (Fluminense) Ataque:

7.Renato Gaúcho (Grêmio)

9.Roberto Dinamite (Vasco da Gama)

11.Tato (Fluminense)

Técnico: Edu Antunes




Texto e Arte: Moisés Correia




Postar um comentário

0 Comentários