BRASIL 1972 - CAMPEÃO TAÇA INDEPENDÊNCIA

Dois anos depois da conquista do tricampeonato mundial no México e dois anos antes de começar a luta pelo tetra na Copa do Mundo da Alemanha Ocidental, a Seleção Brasileira disputa a Taça Independência (Minicopa) em 1972, um torneio em homenagem aos 150 Anos da Independência do Brasil que reuniu 20 seleções, entre elas dois combinados, um da CONCACAF e outro da África.

Depois de um 0x0 contra a Tchecoeslováquia na primeira partida, realizada no dia 28 de junho no Maracanã, a vitória vem logo em seguida diante da Iugoslávia. Com dois gols do palmeirense Leivinha e um de Jairzinho, o Brasil vence por 3x0 no Morumbi no dia 2 de julho. Na sequência, o Esquadrão de Ouro treinado por Zagallo supera a Escócia com Jairzinho marcando o único gol da partida, disputada em 5 de julho no Maior do Mundo e chega à final. 
 
Na decisão, disputada no dia dia 9 de julho também no Estádio Jornalista Mário Filho, diante de um público de 99.000 pessoas, os brasileiros, sem Pelé, como em todo o torneio, enfrentam os portugueses com o craque Eusébio. Em campo, Brito, Clodoaldo, Gérson, Jairzinho, Tostão e Rivelino, titulares remanescentes da Copa do México, ajudam a Seleção Canarinho a conquistar mais uma taça. Jair, o Furacão da Copa de 1970 marca o gol do título, de cabeça, aos 44 minutos do segundo tempo aproveitando cruzamento de Roberto Rivelino. Independente da ausência do Rei, a taça da Minicopa é nossa.
 

Defesa 1.Leão (Palmeiras)

4.Zé Maria (Corinthians)

2.Brito (Botafogo/RJ)

3.Vantuir (Atlético/MG)

6.Marco Antônio (Fluminense)

Meio-Campo:

5.Clodoaldo (Santos)

8.Gérson (Fluminense)

Ataque:

7.Jairzinho (Botafogo/RJ) 10.Tostão (Vasco da Gama)

20.Leivinha (Palmeiras)9.Rivelino (Corinthians)


Técnico:
Mário Jorge Lobo Zagallo



Texto e Arte: Moisés Correia



Postar um comentário

0 Comentários