Bahia 1991 - Campeão Baiano

Depois de conquistar três dos quatro turnos do Campeonato Baiano do ano de 1991 o favoritismo do Bahia para a conquista do título estadual é incontestável. Sem títulos desde o Campeonato Brasileiro de 1988, o clube quer voltar o mais rápido possível a erguer uma taça. A estreia é contra o Itabuna, e o placar de 4x0 dá mostras das intenções do Tricolor, que fatura o 1º Turno.  

Ainda mais eficiente no 2º Turno, a equipe permanece segura na defesa, fica seis jogos sem ser vazada, e faz a festa no ataque com uma média de dois gols por partida. A Terceira Rodada é marcada pela goleada de 6 x 0 no Serrano. O atacante Vandick marca três vezes, chega a 7 gols e começa a disputar a artilharia com o artilheiro Coutinho, da Catuense, que já tem 10. 
         
O Bahia diminui o ritmo no 3º Turno e no jogo de ida da Semifinal sofre sua primeira derrota (1 x 3) na competição diante da Jacuipense no Estádio Eliel Martins, na cidade de Riachão do Jacuípe. No jogo de volta, na Fonte Nova, não consegue reverter o resultado e fica no 2 x 2. O campeão dessa fase é o Fluminense de Feira de Santana.     

O time treinado por Luís Antônio, ex-goleiro do clube, não dá espaço para a concorrência e vence o  4º Turno. Com ampla vantagem nas Finais, o Esquadrão de Aço precisa somar apenas dois pontos em até quatro jogos contra o Fluminense para ficar com o título, cabe ao time feirense a proeza de vencer pelo menos três partidas. 

O Tricolor de Feira vai à luta, vence a primeira na Fonte Nova (3x2) e mantém acesa a possibilidade de título. O segundo encontro, no Estádio Joia da Princesa termina empatado (1x1). No terceiro confronto, novamente em Salvador,  finalmente o Tricolor da capital tranquiliza os corações.. com um categórico 3x0, gols de Naldinho aos 9, Luís Henrique aos 16 e Vandick aos 38 do segundo tempo, consegue os decisivos pontos que precisa.

Após 35 jogos, 22 vitórias, 11 empates e 2 derrotas o Bahia conquista mais um título de glória. Vandick é o artilheiro com 21 gols.
      
Defesa:
1.Sérgio Neri; 2.Mailson, 3.Jorginho, 4.Wagner Basílio =C= e 6.Rau;
Meio-Campo:
5.Lima Sergipano, 8.Uéslei, 7.Mazinho e 10.Luís Henrique;  
Ataque:
11.Naldinho e 9.Vandick

Técnico: Luís Antônio


Arte/Texto: Moisés Correia



Postar um comentário

0 Comentários