Celtic 1966-1967 - Campeão da Taça dos Clubes Campeões Europeus

 



Defesa:
1.Simpson; 2.Craig, 5.McNeill e 3.Gemmell;
Meiop-Campo:
4.Murdoch, 6.Clark, 7.Johnstone e 11.Lennox
Ataque:
8.Wallace, 9.Chalmers e 10.Auld.

Técnico: Jock Stein

25 de maio de 1967, o Estádio Nacional de Lisboa recebe a final da Taça dos Clubes Campeões Europeus, de um lado o Celtic Football Club, da cidade  de Glasgow e do outro a Internazionale de Milão. O time escocês tem a possibilidade de se tornar o primeiro clube do Reino Unido a conquistar a mais importante competição europeia.  

Surpreendente, como sua camisa sem escudo e sem números nas costas, e formado unicamente com jogadores nascidos na capital da Escócia, o esquadrão verde e branco entra para a história ao vencer os favoritos italianos, de virada, por 2 x 1 com o zagueiro Gemmell aos 18 e o atacante Chalmers ao 39 da segunda etapa. 

Com o título europeu abocanhado com valentia na capital portuguesa, os jogadores recebem o respeitável apelido de Leões de Lisboa. Não era para menos, primeiro clube britânico a conquistar a Europa, o Celtic fatura também o Campeonato Escocês e a Copa da Escócia, dominando todos os territórios na temporada. 


 Esquema Tático:
O Celtic jogava no esquema 3-4-3, variação do WM (como se vê na foto abaixo) criado pelo técnico inglês Herbert Chapman, que o implantou no Arsenal da Inglaterra no ano de 1930.
Texto: Moisés Correia





Postar um comentário

0 Comentários