Fluminense 1970 - Campeão Brasileiro (Taça de Prata)

Depois da conquista do tricampeonato mundial da Seleção Brasileira no México em 1970, a expectativa é grande a expectativa para a disputa do Torneio Roberto Gomes Pedrosa (Taça de Prata) daquele ano. São várias feras do Esqudrão de Ouro em ação  reforçando Flamengo, Botafogo, Corinthians, Santos, Palmeiras, São Paulo, Grêmio, Cruzeiro e Atlético Mineiro, mas o Fluminense também tem seus ilustres campeões.  

O goleiro Félix, titular absoluto durante a Copa do Mundo e o lateral-esquerdo Marco Antônio, que acaba perdendo a posição de titular para o gremista Everaldo  são trunfos do Tricolor carioca para chegar ao título.  Mas a equipe treinada pelo exigente Paulo Amaral não fica na dependência dos dois craques de ouro do tri. 

Além da experiência e categoria de Félix e Marco Antônio, a zaga joga com seriedade, tendo à frente dela a força de marcação do médio-volante Denilson. Destacam-se também o ponta de lança Samarone e seu conhecido chute forte, o ponta-direita Cafuringa com sua rapidez e dribles e o oportunista centroavante Flávio, artilheiro do campeonato marcando 11 vezes. 

Depois da disputa de um Quadrangular Final, o Flusão chega à frente de Palmeiras, Cruzeiro e Atlético Mineiro. Na partida decisiva contra o Galo o empate em 1 x 1, com gol de Mickey, reserva de Flávio, garante a taça no Maracanã. Depois de disputar 16 jogos o time vence 8, empata 4 e perde outras 4 partidas. O ataque marca 16 gols e a defesa sofre 15. No final da batalha do Robertão são as feras do Flu que mostram mais força.

Defesa: 1.Félix; 4.Oliveira, 2.Galhardo, 3.Assis e 6.Marco Antônio; Meio-Campo: 5.Denilson e 8.Didi Ataque: 7.Cafuringa, 10.Samarone, 9.Mickey e 11.Lula
Técnico:
 
Paulo Amaral



Texto e Arte: Moisés Correia


Postar um comentário

0 Comentários