A primeira edição do Campeonato Brasileiro, denominado Campeonato Nacional de Clubes, foi decidida com um triangular final reunindo São Paulo, Botafogo e Atlético Mineiro. Entre as três equipes, a menos cotada para chegar na frente era a do Galo. O São Paulo, com o Canhotinha Gerson e o Botafogo, com o Furacão Jairzinho, pintavam como favoritos. Mas o alvinegro de Belo Horizonte acreditava nas maravilhas que o seu camisa 9 poderia produzir para surpreender seus fortes adversários.
O centroavante Dario, assim como Gerson e Jairzinho, fazia parte da Seleção Brasileira tricampeã do mundo no México em 1970, como reserva. Goleador oportunista e cheio de estilo no cabeceio, era o maior trunfo do time mineiro para desequilibrar nas finais. A raça era a característica mais marcante daquele Esquadrão. O capitão Oldair e o veloz quarto-zagueiro Vantuir eram destaques no setor defensivo.
Triangular Final O início do Triangular Final é animador, a vitória contra o São Paulo por 1 x 0 aumenta a confiança da equipe. O Tricolor Paulista por sua vez goleia o Botafogo por 4 x 1, resultado que possibilita o Atlético ficar com o título apenas com um empate diante do alvinegro carioca, no Rio de Janeiro. No dia 19 de dezembro, após jogada de ponta do meia Humberto Ramos pela esquerda e cruzamento no segundo pau, Dario para no ar, testa firme e marca seu 15º gol se isolando na artilharia da competição.
Eram jogados 16 minutos do segundo tempo, e do banco o técnico Telê Santana já sorri em silêncio com a certeza da vitória, resultado que se consolida ao final da partida. "A imprensa, não de Belo Horizonte, mas de fora, os que não acreditavam no nosso futebol, nós reagimos e conseguimos chegar a esta situação. Hoje é o legítimo campeão brasileiro", declara Telê, eufórico.
E assim, o Galo canta mais alto entre os gigantes do futebol brasileiro em um palco igualmente gigante como o do Maracanã. O capítulo final é melhor que o esperado, com vitória e não com um simples empate, o que já seria suficiente, e com Dadá Maravilha parando no ar.
0 Comentários
Deixe a sua opinião no Botões & Esquadrões