Fluminense 1976 - Bicampeão Carioca







Quem não curtiu o futebol de alta categoria praticado pelo Fluminense de 1976? Não seria surpresa se aquele esquadrão faturasse Libertadores e Mundial naquele ano, indo além do bicampeonato carioca e eventuais torneios. Eram duas gerações de jogadores da Seleção Brasileira atuando no mesmo time, que com justiça é um dos mais festejados da história do Clube.

Da Copa do Mundo de 1970, no México, estavam ali o lateral-direito Carlos Alberto e os meias Rivelino (Copas de 1974 e 1978 também) e Paulo César, que também atuou no Mundial de 1974. Para a Copa do Mundo de 1978, na Argentina, seriam chamados mais tarde o zagueiro Edinho, o lateral-esquerdo Rodrigues Neto e os pontas Gil e Dirceu.

Individualmente e coletivamente acima da média, a equipe conhecida com Máquina Tricolor teve seus tempos de glória, que ultrapassaram os limites do Rio de Janeiro. Além dos dois títulos estaduais, o Flu faturou a Primeira Copa Viña Del Mar, realizada no Chile, ao vencer por 1 a 0 o Unión Española e empatar em 0x0 contra o Everton, equipes da casa, e o Torneio de Paris, ao vencer o PSG por 2 x 0 e a Seleção Europeia por 3 x 1.  


Campeonato Brasileiro

O capítulo mais frustrante daquele esquadrão foi a derrota para o Corinthians na disputa de tiros livres da marca do pênalti na Semifinal do Campeonato Brasileiro de 1976. Após empate em 1 x 1 no tempo normal, o Tricolor ficou de fora da final. O gramado encharcado pelas fortes chuvas dificultaram a prática do futebol mais técnico do Fluminense, e o Timão emperrou a Máquina no peito e na raça para ficar com a vaga.
Arte/Texto: Moisés Correia

Defesa:
1.Renato, 2.Carlos Alberto Torres, 3.Miguel, 5.Edinho e 6.Rodrigues Neto;

Meio-Campo:
8.Carlos Alberto Pintinho, 4.Paulo César Caju e 10.Rivelino;

Ataque: 7.Gil, 9.Doval (argentino) e 11.Dirceu

Técnico: 
Mário Travaglini

A formação acima foi do jogo contra o Bahia no Estádio Fonte Nova, em Salvador, realizado no dia 12 de setembro de 1976, válido pela 5ª Rodada da Primeira Fase no Grupo E. Placar 0 x 0. 




Postar um comentário

0 Comentários