• Moisés Correia

Santos 1958

Campeão Paulista

O privilégio de contar com um camisa 10 de outro mundo em campo era quase certeza de títulos e chuva de gols também, e na prática a teoria se consolidou.".

Defesa: 1.Manga; 2.Urubatão e 6.Getúlio

Meio-Campo:

4.Ramiro, 5.Zito e 3.Dalmo;

Atacante:

7.Dorval, 8.Jair Rosa Pinto, 9.Pagão, 10.Pelé e 11.Pepe

Técnico: Lula

A confiança do Santos na conquista do Campeonato Paulista de 1958 tinha um motivo evidente, com Pelé já campeão da Copa do Mundo da Suécia naquele mesmo ano, o favoritismo do Peixe era natural. O privilégio de contar com um camisa 10 de outro mundo em campo era quase certeza de títulos e chuva de gols também, e na prática a teoria se consolidou. Atenção para não perder a conta no próximo parágrafo. Foram 143 bolas na rede, 55 delas distribuídas em várias goleadas no decorrer da competição, como o 10 x 0 diante do Nacional, o 9 x 1 sobre o Comercial, o 8 x 1 no Guarani e no Ypiranga, o 7 x 1 no Juventus e no Guarani de Campinas e mais os 6 x 1 no Corinthians. Com impressionantes 58 gols marcados, Pelé só poderia ser o artilheiro maior do campeonato em todos os tempos.

Para balançar as redes com tanta frequência, a equipe santista contava com uma linha de frente extremamente competente. Dorval e Pepe pelas pontas, o toque de classe do meia Jair Rosa Pinto, a velocidade e técnica do falso centroavante e genuíno craque Pagão e Pelé. Zito, titular da Seleção Brasileira na Suécia, protegia a zaga e garantia liberdade para as manobras do ataque.


Era apenas o quarto título paulista do Alvinegro Praiano, muitos outros viriam nos anos seguintes, os números seriam igualmente generosos na quantidade de gols e craques, o que levaria o esquadrão santista ao bicampeonato mundial de clubes em 1962 e 1963. O clube cresceu e apareceu entre os maiores do mundo, mas o campeonato estadual daquele ano ainda tem espaço destacado na galeria de títulos.

Botões & Esquadrões é um incentivo à prática do Futebol de Botão e uma homenagem a equipes que marcaram época no futebol brasileiro e mundial.


© 2011-2020 Botões & Esquadrões em Wix.com