• Moisés Correia

River Plate 1996

Bicampeão Taça Libertadores da América

"Com apenas 7 minutos de bola rolando Crespo aproveita passe preciso de Ortega e balança o Monumental, que naquela noite acolheu um público de 73.567 espectadores.."

Defesa:

1.Burgos, 4.Hernán Díaz, 3.Rivarola, 2.Celso Ayala (paraguaio) e 19.Altamirano;

Meio-Campo:

5.Astrada, 8.Almeyda e 23.Sorín;

Ataque:

20.Ortega, 9.Francescoli (uruguaio) e 11.Crespo.

Técnico: Ramón Díaz

Acima, formação da partida de ida contra o América de Cali realizada no dia 19 de junho de 1996, no Estádio Pascual Guerrero.


A derrota de 0 x 1 para o América de Cali no jogo de ida da final da Taça Libertadores não chegou a abalar a confiança do River Plate. No duelo de volta, a se realizar uma semana depois no Estádio Monumental de Núñez, no dia 26 de junho de 1996, o time argentino teria a oportunidade de virar o placar nos 90 minutos restantes da decisão.

A boa técnica e velocidade de jogadores em ascensão, entre eles o lateral-esquerdo Juan Pablo Sorín e os atacantes Ariel Ortega e Hernán Crespo e a experiência do craque uruguaio Enzo Francescoli eram as apostas do técnico Ramón Díaz para reverter o resultado negativo na Colômbia e levar o River ao seu segundo título da competição sul-americana, repetindo o feito de 1986.


Com apenas 7 minutos de bola rolando Crespo aproveita passe preciso de Ortega e balança o Monumental, que naquela noite acolheu um público de 73.567 espectadores. Os esforços do esquadrão de Buenos Ayres agora se concentravam no segundo gol para garantir a taça ainda no tempo normal. Jogando em casa e com uma equipe mais capacitada, a conquista foi tomando forma ao longo da partida, até que aos 14 minutos do segundo tempo mais uma vez Crespo, aproveitando cruzamento de Escudero, cabeceia firme e marca. Uma década depois Los Millionarios voltavam a conquistar a América.

Botões & Esquadrões é um incentivo à prática do Futebol de Botão e uma homenagem a equipes que marcaram época no futebol brasileiro e mundial.

© 2011-2020 Botões & Esquadrões em Wix.com