• Moisés Correia

HOLANDA 1974

Vice-Campeã da Copa do Mundo da Alemanha Ocidental

Brigando pela bola como se fosse a última e jogando sem ela como nunca se viu, o Carrossel Holandês fez escola com o seu Futebol Total.

Defesa: 8.Jongbloed, 20.Suurbier, 2.Haan, 17.Rijsbergen e 12.Krol

Meio-Campo:

6.Jansen, 3.Van Hanegen e 13.Neeskens;

Ataque:

16.Rep, 14.Cruijff e 15.Rensenbrink Técnico: Rinus Michels

Atacando e defendendo em bloco e sem posições fixas, brigando pela bola como se fosse a última, sufocando quem a atacasse e desmantelando as defesas adversárias, a Seleção Holandesa chamou a atenção do mundo ao praticar o Futebol Total, uma postura tática que, de tão revolucionária é citada e festejada há décadas. O Esquadrão comandado por Rinus Michels esteve próximo do título da Copa do Mundo da Alemanha Ocidental, mas após abrir o placar aos , antes mesmo que a dona da casa tocasse na bola, não conseguiu manter a vantagem até o final da partida. O vice nem de longe traduziu a superioridade técnica e tática daquele esquadrão.


Johan Cruijff Apesar de valorizr o futebol coletivo, principal marca da sua equipe, o treinador Rinus Michels contava com a qualidade individual de Johan Cruijff. Ágil, com visão de jogo acima da média e dribles em velocidade, o camisa 14 ditava o ritmo das manobras ofensivas da Laranja Mecânica. Em alguns momentos do jogo recuava a ponto de fazer o papel de um médio-volante, para em seguida abrir espaços com arrancadas espetaculares a caminho do gol.

Botões & Esquadrões é uma homenagem a equipes que marcaram época no futebol brasileiro e mundial.


© 2011-2020 Botões & Esquadrões em Wix.com