• Moisés Correia

Fluminense 1976

Bicampeão Carioca


“A única tristeza que nós temos é esse time não ganhar um Campeonato Brasileiro.”

Gil, em depoimento ao FluTV

Defesa: 1.Renato, 2.Carlos Alberto Torres, 3.Miguel, 5.Edinho e 6.Rodrigues Neto; Meio-Campo:

8.Carlos Alberto Pintinho, 4.Paulo César Caju e 10.Rivelino;

Ataque:

7.Gil, 9.Doval (argentino) e 11.Dirceu

Técnico:

Mário Travaglini Quem não curtiu o futebol de alta categoria praticado pelo Fluminense de 1976? Não seria surpresa se aquele esquadrão faturasse Libertadores e Mundial, indo além do bicampeonato carioca e eventuais torneios. Eram duas gerações de jogadores da Seleção Brasileira atuando no mesmo time, que com justiça é um dos mais festejados da história do Clube. Da Copa do Mundo de 1970, no México, estavam ali o lateral-direito Carlos Alberto e os meias Rivelino (Copas de 1974 e 1978 também) e Paulo César, que também atuou no Mundial de 1974. Para a Copa do Mundo de 1978, na Argentina, seriam chamados mais tarde o zagueiro Edinho, o lateral-esquerdo Rodrigues Neto e os pontas Gil e Dirceu.

Individualmente e coletivamente acima da média, a equipe conhecida com Máquina Tricolor teve seus tempos de glória, que ultrapassaram os limites do Rio de Janeiro. Além dos dois títulos estaduais, o Flu faturou a Primeira Copa Viña Del Mar, realizada no Chile, ao vencer por 1 a 0 a Unión Española e empatar em 0x0 contra o Everton, equipes da casa, e o Torneio de Paris, ao vencer o PSG por 2 x 0 e a Seleção Europeia por 3 x 1.  


E o Campeonato Brasileiro? O capítulo mais frustrante daquele esquadrão foi a derrota para o Corinthians, na disputa de tiros livres da marca do pênalti, na Semifinal do Campeonato Brasileiro de 1976. Após empate em 1 x 1 no tempo normal, o Tricolor ficou de fora da final contra o Inter de Falcão. Há quem afirme que a famosa "Invasão" da torcida corintiana nas arquibancadas do Maracanã e o gramado encharcado pelas fortes chuvas tenham comprometido o futebol mais técnico do Fluminense de Rivelino. Opiniões e clichês à parte, foi um verdadeiro Maracanazzo.

Botões & Esquadrões é uma homenagem a equipes que marcaram época no futebol brasileiro e mundial.


© 2011-2020 Botões & Esquadrões em Wix.com