BRASIL 1981

Amistoso contra a INGLATERRA em Wembley

"...aos 11 Éder inverte o jogo e encontra Edevaldo livre pela direita, o lateral domina e cruza à meia altura para a grande área, a bola encontra Zico, que limpa a jogada e bate no canto direito do goleiro Clemence."

Defesa:

1.Waldir Peres (São Paulo)

2.Edevaldo (Fluminense)

3.Oscar (São Paulo)

4.Luizinho (Atlético Mineiro)

6.Júnior (Flamengo)

Meio-Campo:

5.Toninho Cerezo (Atlético Mineiro)

8.Sócrates (Corinthians)

10.Zico (Flamengo) Ataque:

7.Paulo Isidoro (Grêmio)

9.Reinaldo (Atlético Mineiro)

18.Éder (Atlético Mineiro)

Técnico: Telê Santana

A Seleção Brasileira pisou no gramado "sagrado" de Wembley no dia 12 de maio de 1981 a fim de quebrar um tabu. Até então nenhum selecionado da América do Sul havia vencido a Inglaterra no estádio localizado no subúrbio de Londres. Em meio à preparação para a Copa do Mundo da Espanha de 1982 o técnico Telê Santana aproveitava para testar mais uma vez aquele que seria o time-base ideal para a disputa do mundial.


Escalado com o lateral-direito Edevaldo, o meia Paulo Isidoro atuando como falso ponta-direita e o centroavante Reinaldo, três nomes que ficaram de fora do time titular na Espanha, o Brasil começa bem o jogo com rápidas trocas de passe e movimentação. Enquanto os anfitriões pouco criam, os visitantes se dão até mesmo ao luxo das triangulações. O bom desempenho faz com que o gol brasileiro comece a se desenhar já nos minutos iniciais.


Até que aos 11 Éder inverte o jogo e encontra Edevaldo livre pela direita, o lateral domina e cruza a meia altura para a grande área, a bola encontra Zico, que limpa a jogada e bate no canto direito do goleiro Clemence. Com o placar a favor logo cedo, a observação de Telê se voltava para o comportamento da já entrosada defesa brasileira diante da ofensiva dos donos da casa.


A Seleção Inglesa pressiona, mas com uma atuação destacada Waldir Peres garante o 1 x 0 e o fim do tabu. A invencibilidade do English Team diante das seleções sul-americanas em Wembley era finalmente quebrada, e a Seleção Canarinho seguia em sua excursão à Europa. Nos amistosos seguintes enfrentaria a França, em Paris, no dia 15 de maio e a Alemanha Ocidental, na cidade de Stuttgart, no dia 19 do mesmo mês.

Botões & Esquadrões é uma homenagem a equipes que marcaram época no futebol brasileiro e mundial.

54 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

© 2011-2021 Botões & Esquadrões em Wix.com