Marca Botões e Esquadrões

Eu mal pude acreditar quando meu irmão mais velho me presenteou com 2 times de botão da Gulliver. Até então, entre 1978 e 1979, meus esquadrões eram formados com tampinhas de refrigerante. Quando vi o Verdão e o Colorado nas minhas mãos meus olhos de menino brilharam. 

Com o tempo, perdi meus primeiros times, porém jamais eles se perderam da minha memória, que ficou ainda mais viva quando encontrei a foto abaixo com o modelo de um desses botões no blog Futebol de Botão Antigo, do paulistano Andreas Rupitsch. Por isso a ideia desse post.

Modelo Gulliver de um dos meus primeiros times de botão

 

 No final dos anos 1970 Palmeiras e Internacional estavam entre os melhores esquadrões do Brasil. O Verdão, apesar da derrota para o Guarani na decisão do Campeonato Brasileiro de 1978, contava com vários craques com nível de seleção. O goleiro Leão e o zagueiro Alfredo eram os remanescentes da Academia do início da década. 

 

PALMEIRAS Vice-Campeão Brasileiro de 1978

Defesa:
1.Leão; 2.Rosemiro, 3.Beto Fuscão, 6.Alfredo e 4.Pedrinho;

Meio-Campo:
5.Pires, 8.Jorge Mendonça e 10.Escurinho;

Ataque:
7.Sílvio, 9.Toninho e 11.Toninho Vanuza.

Técnico:
Jorge Vieira
 
 

Cartela para Futebol de Botão

 

 
Já o Internacional de Porto Alegre chega ao seu terceiro título do Campeonato Brasileiro em 1979 sem nenhuma derrota, e torna-se o primeiro campeão invicto da competição nacional. A categoria de jogadores como Falcão e Mário Sérgio dão o toque de classe ao Colorado.   
 
 
INTERNACIONAL Campeão Brasileiro Invicto de 1979

Defesa:
1.Benítez (paraguaio); 2.João Carlos, 3.Mauro Pastor, 6.Mauro Galvão e 4.Cláudio Mineiro;

Meio-Campo:
10.Batista, 5.Falcão e 8.Jair;

Ataque:
7.Valdomiro, 9.Bira e 11.Mário Sérgio.

Técnico:
Ênio Andrade
 
 

Cartela para Futebol de Botão

 
 
 
 
 
  
 

Botões & Esquadrões estimula o conhecimento da história do futebol nacional e internacional, e incentiva a prática do Futebol de Mesa.

Participe. Deixe o seu comentário e colabore com o nosso portal.

 

 

 

Comentários

Desenvolvido com por tavares.in