Marca Botões e Esquadrões
Primeiro clube britânico a conquistar a Copa dos Clubes Campeões da Europa, atual Liga dos Campeões o Celtic encarou na final a Internazionale de Milão, no Estádio Nacional de Lisboa, em Portugal, no dia 25 de maio de 1967. Com o triunfo o alviverde escocês foi apelidado de "Leões de Lisboa".

Surpreendentemente, como sua camisa sem escudo e sem número nas costas e a equipe formada unicamente com jogadores nascidos na cidade de Glasgow, o Celtic entrou para a história ao vencer os favoritos italianos de virada, por 2 x 1, praticando um futebol veloz e ofensivo.

O zagueiro Gemmell e o atacante Chalmers foram os herois da partida. O meia/ponta-direita Jimmy Johnstone, o craque desse esquadrão, é considerado o maior jogador de seu país em todos os tempos. A equipe também faturou o Campeonato Escocês, a Copa da Escócia e a Copa da Liga Escocesa. Ganhou tudo o que disputou naquela brilhante temporada. 

 

Defesa:
1.Simpson; 2.Craig, 5.McNeill, 6.Clark  e 3.Gemmell;  

Meio-Campo
4.Murdoch e 10.Auld; 

Ataque:
7.Johnstone, 8.Wallace, 9.Chalmers,e 11.Lennox. 

Técnico:
Jock Stein 
 

Cartela para Futebol de Botão


A camisa do Celtic não tinha o escudo do time nem número nas costas.
Os números apareciam nos calções, veja na foto abaixo:

 



"A Virada do Celtic"

Botões & Esquadrões estimula o conhecimento da história do futebol nacional e internacional, e incentiva a prática do Futebol de Mesa.
Participe. Deixe o seu comentário e colabore com o nosso portal.

Comentários

Desenvolvido com por tavares.in